Uma história de raízes e tradição
Maria José Correia do Nascimento, mais conhecida como Maria da Tapioca, dedicou mais de uma década à arte de preparar comidas típicas, especialmente a tapioca, símbolo da culinária nordestina. Sua trajetória vai muito além da gastronomia — é também um ato de resistência cultural, onde cada receita carrega memórias, afetos e histórias de seu povo.
Muito mais que um prato: uma experiência cultural
Com o tempo, Maria expandiu seu talento e se tornou também produtora cultural, criando um espaço único em Surubim–PE, onde a comida é acompanhada de histórias, música, cordel e encontros com artistas locais. No local, recebe clientes, grava vídeos para o seu canal no YouTube e mantém viva a essência da cultura popular.
Cardápio que celebra o Nordeste
Entre tapiocas doces e salgadas, crepiocas e o tradicional cuscuz recheado com sabores como queijo coalho, carne de sol e carne de charque, Maria preserva os ingredientes indígenas como a mandioca e o milho, levando para cada prato um pedaço da história do Nordeste. O atendimento humanizado e a escolha de alimentos frescos completam a experiência.
Reconhecimento pelo trabalho e pela cultura
Seu talento e dedicação já renderam homenagens importantes. Em 2023, Maria foi reconhecida no evento São João da Gente pelo impacto cultural do seu trabalho. Já em 2024, recebeu Votos de Aplausos da Câmara Municipal de Surubim, reafirmando seu papel na preservação e difusão da gastronomia típica da região.
Espaço Fisico
A Marua tapioca tambem exala a cultura no seu espaço, trazendo o aconchego dos lares e da cultura Pernambucana em seu cantinho.
Cada detalhe da sua tapiocaria foi elaborado com amor, cultura e história.
Aconchego misturado com Cultura e sabor
Além das paredes do espaço físico
Maria também leva seu trabalho para as ruas e eventos culturais através da Maria Tapioca Itinerante, montando sua barraquinha em festas e manifestações populares durante todo o ano. Além disso, realiza eventos próprios e produz conteúdos culturais para redes sociais, conectando ainda mais pessoas com o sabor e a história da sua culinária.
Homenagiada pelo Premio Sucesso em Foco 2025
Sua história continua inspirando e impactanto pessoas cada dia mais e no mes de agosto de 2025 ela recebeu o Premio Sucesso em Foco, após a realização de uma pesquisa de opinião publica na cidade que a elegeu a melhor tapiocaria. Mostrando que o trabalho da Maria Tapioca vem impactantl e gerando valor para a cidade de Surubim e para a cultura Pernambucana.
“Para mim, cada tapioca é mais que um prato — é um pedacinho da nossa cultura sendo servido com amor.” — Maria da Tapioca
0 Comentários